A entrevista foi realizada com uma ex-professora de alfabetização, 43 anos, formada inicialmente em Magistério e posteriormente graduada em Letras concursada, com carga horária de 40 horas semanais.
Para atuar neste nível de educação básica ela relatou ter feito cursos na área de alfabetização com método construtivista e sua forma de ensinar era vinculada ao método construtivista e tradicional. Seus alunos em sua maioria de periferia, favela.
A educadora durante esta trajetória na alfabetização não fez cursos de formação continuada com foco em educação. Apesar de não ter feito estes cursos, ela utilizava a troca de experiências, leituras e pesquisas para manter-se informada sobre as novidades da área.
Relatando sobre a sala a escola em que lecionava a educadora, nos diz que na escola não dispunha de recursos pedagógicos adequados. A sala em que lecionava possuía apenas o mobiliário condizente com a faixa etária, todo o material pedagógico ela mesma construiu. Relatou ainda que não há um atendimento especializado, pouco menos biblioteca. No colégio as decisões tomadas pela direção pedagógica em sua maioria eram seguidas pelos docentes, porém muitos “se rebelavam”. Estas decisões eram tomadas geralmente em reunião as sextas-feiras, que é quando discutem o planejamento.
Com relação a suas atividades desenvolvidas em sala de aula ela nos descreve que a dinâmica do recreio é bastante lúdica, com brincadeiras, jogos, brincadeiras e músicas. Os seus conteúdos eram sempre passados de forma contextualizada, porém ela não relatou de que forma eram feitas estas atividades. A interdisciplinaridade fazia parte do seu método de alfabetizar as crianças, ela descreve que trabalhava vinculado uma disciplina a outra.
Com o trabalho com a lecto-escrita ela tentava às vezes fazer um trabalho diferenciado, atendendo cada aluno na sua especificidade, porém sem ajuda dos pais, que ela dizia pouco fazer parte da vida escolar dos filhos, ficava difícil suprir as dificuldades dos educandos.
Sobre sua rotina na escola ela descreve da seguinte forma: oração, aquecimento (exercícios e música), bate-papo, recolhimento das tarefas de casa, hora de leitura, intervalo, exercícios, rodinha de histórias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário